terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Governo divulga lista de 18 montadoras livres do aumento de IPI

O governo divulgou a lista de 18 montadoras que foram habilitadas definitivamente no novo regime automotivo e, com isso, vão escapar do aumento de 30 pontos percentuais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), em vigor desde 16 de dezembro.
A relação de fabricantes inclui as quatro maiores montadoras de carros do país: Fiat, Volkswagen, General Motors e Ford. A habilitação vale até o fim deste ano, mas a licença poderá ser cancelada se as fábricas não cumprirem com os requisitos elencados em decreto presidencial, o que inclui a produção de carros com índice de conteúdo regional de pelo menos 65%, além de investimentos em inovação.
Caberá ao governo fiscalizar se as montadoras estão atendendo às exigências. A medida acerta em cheio as importações de carros de mercados da Ásia, Europa e Estados Unidos. As importações do Mercosul e do México, pelos acordos comerciais com o Brasil, não foram afetadas.
Também foram habilitadas pelo governo a Agrale, a Honda, a Nissan, a Peugeot , a Toyota e a Renault, além do grupo Caoa, que monta veículos da Hyundai em Anápolis (GO) e chegou a conseguir liminar, suspensa após poucos dias, para se livrar do reajuste tributários nos carros que importa da Coreia do Sul. A MMC, que monta carros da Mitsubishi em Catalão (GO), também conseguiu a habilitação definitiva.
Completam a lista os fabricantes de caminhões International, Iveco, MAN, Mercedes-Benz, Scania e Volvo.

Fonte: Valor Econômico

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews