terça-feira, 31 de janeiro de 2012
Governo divulga lista de 18 montadoras livres do aumento de IPI
A relação de fabricantes inclui as quatro maiores montadoras de carros do país: Fiat, Volkswagen, General Motors e Ford. A habilitação vale até o fim deste ano, mas a licença poderá ser cancelada se as fábricas não cumprirem com os requisitos elencados em decreto presidencial, o que inclui a produção de carros com índice de conteúdo regional de pelo menos 65%, além de investimentos em inovação.
Caberá ao governo fiscalizar se as montadoras estão atendendo às exigências. A medida acerta em cheio as importações de carros de mercados da Ásia, Europa e Estados Unidos. As importações do Mercosul e do México, pelos acordos comerciais com o Brasil, não foram afetadas.
Também foram habilitadas pelo governo a Agrale, a Honda, a Nissan, a Peugeot , a Toyota e a Renault, além do grupo Caoa, que monta veículos da Hyundai em Anápolis (GO) e chegou a conseguir liminar, suspensa após poucos dias, para se livrar do reajuste tributários nos carros que importa da Coreia do Sul. A MMC, que monta carros da Mitsubishi em Catalão (GO), também conseguiu a habilitação definitiva.
Completam a lista os fabricantes de caminhões International, Iveco, MAN, Mercedes-Benz, Scania e Volvo.
Fonte: Valor Econômico
0 comentários:
Postar um comentário