segunda-feira, 28 de maio de 2012

CADE - o que muda com a Lei 12.529/11 em vigor


A PARTIR DE 29/05/2012 COM A LEI 12.529/11
LEI EM VIGOR 8.884/94
CONSEQUÊNCIAS ADVINDAS DA LEI 8.884/94
BENEFICIOS EM VIRTUDE DA NOVA LEI 12.529/11
Exigência na submissão previa ao CADE de fusões e aquisições em empresas que possam ter efeitos anticompetitivos.
Pela legislação anterior (Lei 8.884/94), essas operações podiam ser comunicadas ao CADE depois de serem consumadas.
Pela lei em vigor essas operações faziam com que o Brasil fosse um dos únicos países do mundo a adotar um controle posteriori a estrutura.
A análise prévia dará mais segurança jurídica às empresas e maior agilidade à análise dos atos de concentração, uma vez que o CADE terá prazo máximo de 240 dias para analisar as fusões, prorrogáveis por mais 90 dias em casos de operações complexas.
Pela lei 12.529/11 foi estabelecido um piso mínimo no valor mínimo de R$ 30 milhões para a outra empresa envolvida no negócio seja notificada pelo CADE. Dessa forma não basta apenas uma das empresas apresentar um faturamento mínimo.
Pela lei em vigor (Lei 8.884/94) são analisadas as operações em que uma das empresas envolvidas tenha apresentado um faturamento mínimo de R$ 400 milhões ou mais no ano anterior ao da realização da operação.
Pela lei em vigor o CADE era obrigado a notificar um número maior de casos.
Com a diminuição do número de casos submetidos ao CADE, haverá celeridade da autarquia.
A partir de 29/05/2012 as multas aplicáveis por infração à ordem econômica variarão de 0,1% a 20% do faturamento da empresa no ramo de atividade em que ocorreu a infração.
Pela atual Lei em vigor 8.884/94 o valor mínimo das multas a serem aplicadas às empresas nos casos de condutas anticompetitivas, hoje variam de 1% a 30% do faturamento bruto da empresa.
Tornava-se mais acentuada a possibilidade de se cometer erros ou penalidades inadequadas por falta de uma análise menos criteriosa.
A nova sistemática aumenta a capacidade de o Conselho estabelecer, a partir de critérios claros, penalidades adequadas e proporcionais para a efetivação da política de combate a condutas anticompetitivas.

Esta tabela comparativa foi elaborada a partir do texto publicado pela Assessoria de Comunicação do Cade.

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