sexta-feira, 25 de maio de 2012

Parcelamento de dívidas previdenciárias poderá ser feito pela internet

Para dar mais agilidade ao atendimento, a Receita Federal permitiu que os contribuintes façam, via internet, os pedidos de parcelamento de dívidas previdenciárias. Além disso, o processamento dos pedidos de ressarcimento de PIS/Cofins e do Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra) será feito eletronicamente.
As medidas foram anunciadas pelo subsecretário de Arrecadação e Atendimento da Receita Federal, Carlos Roberto Occaso, para comemorar o Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte, celebrado nesta sexta-feira.
Segundo o subsecretário, 60 mil pessoas por mês deixarão de ir às agências da Receita Federal por conta da possibilidade de parcelar dívidas previdenciárias pela internet. Já no caso dos pedidos de ressarcimento, o processamento eletrônico vai reduzir o tempo de espera pelas empresas e pessoas físicas.
Atualmente, de acordo com Occaso, o ressarcimento de PIS/Cofins chega a demorar até três anos. O Reintegra, por sua vez, tinha prazo de espera de três meses. Agora, a espera será de no máximo 60 dias, segundo estimativa do órgão.
O subsecretário aproveitou ainda para fazer um balanço das atividades. Segundo ele, a Receita Federal tem aumentado o número de ações fiscais. Em 2011, foram lançados R$ 108,06 bilhões em créditos tributários, o que representa aumento de 19,88% em relação a 2010 (R$ 90,1 bilhões).
Em abril do ano passado, 80% dos serviços da Receita foram feitos pela internet. Isso significa que 7,033 milhões de atendimentos foram feitos eletronicamente. O tempo médio de espera nas unidades da Receita foi de 13 minutos. Em 2009, os contribuintes chegavam a aguardar mais de 30 minutos.

Fonte: Valor Econômico

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews