terça-feira, 10 de julho de 2012

Confira dicas importantes para contratar um plano de saúde

O serviço médico da rede pública no Brasil é um dos melhores do mundo, mas o atendimento pode ser lento, muito lento --um cidadão pode esperar meses por uma consulta ou exame.
O atendimento médico-hospitalar privado brasileiro também é avançado, mas seus custos elevados impedem que boa parte da população consiga pagar a conta.
Consciente do risco e do problema, são muitos os cidadãos que buscam proteção complementar no setor privado de assistência médica.
Mas não é simples nem trivial contratar um plano de saúde. E como nem tudo é perfeito também nesse mercado, é preciso ficar atento.
CONTATE UM CORRETOR
São tantas as variáveis envolvidas que o mais indicado a fazer é pedir a ajuda de um especialista: um corretor ou um consultor de seguros especializado em saúde.
Esse profissional pode ajudá-lo a analisar todos os aspectos e detalhes que, sozinho, você teria dificuldades de conhecer.
Ele poderá orientá-lo em relação aos pontos de atenção antes, durante e depois dessa contratação.
DEFINA SUA NECESSIDADE
Determine quantas pessoas utilizarão os serviços do plano de saúde, idade e condições de saúde delas, o tipo de atendimento desejado e o valor da mensalidade que cabe no seu orçamento.
O corretor pode colaborar na escolha do tipo do plano: individual, familiar ou coletivo, se contratado por empresa, por sindicato ou por associação a que você ou alguém da família esteja filiado.
Se você e seus familiares se deslocam com frequência, reflita sobre a área de cobertura desejada: apenas na sua cidade, no seu Estado, em grupos de cidades ou Estados, em todo o país ou até fora dele.
Conheça (e visite) a rede credenciada do plano.
ESCOLHA UM PLANO
O passo seguinte será escolher a segmentação de plano que atende às necessidades identificadas.
Ele pode ser ambulatorial, hospitalar, odontológico, ambulatorial mais hospitalar, com ou sem serviços de odontologia e obstetrícia ou plano referência.
O plano hospitalar, por exemplo, exclui atendimento de consultas e exames, mas seu custo é muito inferior ao do plano com cobertura completa.
ENTENDA OS CUSTOS
O preço do seu plano de saúde pode aumentar em dois momentos: "reajuste anual de variação de custos", na data de aniversário do contrato, e "reajuste por mudança de faixa etária", quando você ultrapassar o limite da faixa etária na qual se encontrava antes.
Há planos que cobram um valor fixo por mês, independentemente de sua utilização. Outros cobram uma mensalidade menor, porém acrescentam à mensalidade um valor adicional a ser pago por atendimento, por consulta ou por exame realizado.
VEJA AS CARÊNCIAS
Carência é o período em que você não tem direito a algumas coberturas. Os prazos máximos de carência são: 24 horas para urgências e emergências; até 180 dias para consultas, exames, internações e cirurgias; 300 dias para obstetrícia e até 24 meses para casos de doenças preexistentes.
Na eventual troca de planos, a nova operadora deve, por norma da Agência Nacional de Saúde (ANS), aceitar a carência já cumprida.
NÃO OMITA NADA
Somente dois fatores podem provocar a perda do contrato: deixar de pagar as mensalidades por mais de 60 dias num período de 12 meses ou cometer algum tipo de fraude, como omitir informação de doenças preexistentes: doenças ou lesões de que você saiba ser portador no momento da contratação do plano de saúde.
Não aceite que ninguém preencha sua Declaração de Saúde com informações que não estejam de acordo com o seu verdadeiro estado de saúde.
FAÇA A CONTRATAÇÃO
Exija uma cópia do contrato assinado contendo todas as condições de utilização como, por exemplo, o preço da mensalidade, as formas de reajuste e os atendimentos aos quais você tem direito.
Nos planos de saúde coletivos, a entrega da cópia do contrato não é obrigatória, mas você pode solicitá-la.
Receba também um manual com a relação de todos os profissionais de saúde, hospitais, clínicas e laboratórios credenciados ou referenciados.
Consulte e guarde o "Guia de Leitura Contratual" e o "Manual de Orientação para Contratação de Planos de Saúde", criados pela ANS para ajudar você a compreender o contrato.
GUARDE TUDO
Mantenha muito bem guardados o contrato, folhetos, propaganda, correspondências e toda a documentação relacionada à contratação do serviço.
Eles serão muito úteis para consultar seus direitos por ocasião da utilização dos serviços de saúde, as restrições e exclusões, as carências e as regras de reajuste das mensalidades.
Em caso de ações administrativas contra a prestadora de serviço, toda essa papelada será necessária para comprovar eventual quebra de contrato.
CONTE COM A ANS
A ANS dispõe de canais de relacionamento para esclarecer suas dúvidas sobre os planos e operadoras de planos de saúde, registrar denúncias de desrespeito às leis do setor ou registrar denúncia de desrespeito ao contrato assinado.
O atendimento pode ser presencial, pelo telefone 0800-701-9656 ou pela internet (http://www.ans.gov.br).

Fonte: Folha de São Paulo

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