quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Governo reduz IPI para principais itens da linha branca

BRASÍLIA - O governo acaba de anunciar a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os principais ítens da linha branca na indústria de eletrodomésticos. As medidas, que começam a valer hoje (serão publicadas em edição extraordinária do Diário Oficial da União), reduzem a zero as alíquotas de IPI sobre o fogão (até ontem em 4%) e das máquinas de lavar semi-automáticas (até ontem em 10%). Além disso, o governo também reduziu o IPI sobre geladeiras de 15%para 5%, e da máquinas de lavar, de 20% para 10%.
As medidas valem para os bens em estoque nas lojas e têm prazo até 31 de março de 2012. As reduções valem para os eletrodomésticos com selo "A" de eficiência energética. "Essas medidas são um sinal importante para que o empresário continue investindo e apostando no mercado interno, na melhor eficiência dos produtos, porque os consumidores, com o crédito mais barato, vão barganhar. Preparem-se", disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Além da linha branca, o governo eliminou o PIS-COFINS para massas de hoje até junho de 2012. Junto com essa medida, o governo renovou a mesma desoneração pra farinha de trigo e pão francês, cujo benefício acabava em dezembro deste ano.
Em outra frente, o foi reduzido de 10% para 5% a incidência de IPI sobre espona de lã de aço, e de 15% para zero o tributo sobre papel sintético (papel de plástico), destinado à impressão de livros e periódicos. Esta medida, segundo o Ministério da Fazenda, tem o objetivo "de alinhar suas respectivas
alíquotas àquelas praticadas sobre produtos similares"

Fonte: Valor

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews