sexta-feira, 16 de março de 2012

Fator previdenciário pode ser alterado mas não eliminado

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, informou que se reunirá hoje (16) com representantes das centrais sindicais e, depois, com o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral, para discutir mudanças no fator previdenciário.

Garibaldi avalia que o sistema, no molde atual, penaliza o beneficiário no cálculo da aposentadoria, por isso o ministério discute alterações. Mas ele descartou a possibilidade de haver uma eliminação total do fator, admitindo apenas que podem ser criados aperfeiçoamentos para a sua aplicação.

Com relação ao Funpresp, em dez anos, o déficit registrado com o pagamento da aposentadoria dos servidores públicos, hoje em torno de R$ 60 bilhões, começará a cair e as contas ficarão equacionadas em 30 ou 40 anos.

Para o ministro, trata-se de um projeto de Estado, e, por isso, não pode ser tratado de forma política. A formação de três fundos, para os Poderes da República, vai permitir a queda da taxa de juros no país, porque os recursos vão movimentar títulos do governo federal.

Garibaldi disse que está descartada, da sua parte, “a volta ao Senado para se candidatar à presidência” da Casa. Segundo ele, essa possibilidade está fora de cogitação, em primeiro lugar, “porque no Senado ninguém se candidata por iniciativa própria para o posto”. Em segundo, é que ele pretende “trabalhar pela a eleição do deputado Henrique Alves [RN], líder da bancada do PMDB, para a presidência da Câmara dos Deputados” (ABr).


Fonte: Empresas & Negócios, 16.03.2012

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews