segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Para 92% das indústrias, burocracia diminui competitividade, diz CNI

A burocracia excessiva diminui a competitividade, segundo avaliação de 92% da indústria brasileira. O dado está na “Sondagem Especial Burocracia”, divulgada nesta segunda-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
“O excesso de burocracia eleva os custos, desvia recursos das atividades produtivas e atrapalha os investimentos” disse, em nota, a entidade. Entre os principais entraves está o número excessivo de obrigações, com 85% das respostas.
A complexidade das obrigações ficou em segundo lugar com 56% das respostas. A alta frequência de mudanças veio em terceiro, com 41% das respostas. Os entrevistados podiam assinalar mais de um problema.
O excesso de papelada gera elevação dos custos de gerenciamento dos trabalhadores – 58% das respostas – aumenta o uso de recursos em atividades meio – 57% das menções – e atrasa a realização de investimentos, apontado por 40% dos entrevistados.
Para 76% dos empresários, o processo de obtenção de certificados e licenças ambientais é altamente burocrático. Apenas 7% dos entrevistados consideraram a burocracia baixa na legislação ambiental.
A consulta ouviu 2.388 industriais em todo país. Desses, 1.835 são da indústria de transformação, 116 da extrativa e 437 da construção.

Fonte: Valor Econômico
 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews