terça-feira, 17 de abril de 2012

Contribuinte deve evitar entrega no último dia


Fisco alerta para possível dificuldade nas últimas horas; menos de 40% já declararam


A Receita Federal alerta para o risco de os contribuintes deixarem para enviar a declaração do IR no último dia do prazo -dia 30 deste mês.
Segundo a Receita, muitos contribuintes poderão encontrar dificuldades devido ao acumulo de acessos ao site do órgão.
Faltando apenas duas semanas para o término do prazo, menos de 40% dos contribuintes já cumpriram sua obrigação com o leão -até as 16h de ontem, 9,84 milhões já tinham enviado a declaração. O fisco prevê receber 25 milhões de documentos.
65 - Recebi R$ 16 mil da Caixa Econômica Federal referentes a expurgo do Plano Verão. Apliquei na poupança. Como declaro? (A.M.B.)
Como se trata de rendimento isento, informe-o na linha 08 da ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis. Informe a poupança na ficha Bens e Direitos (código 41).
66 - Recebi aluguel por meio de administradora. Devo declará-lo como recebido de PF, mês a mês, ou totalizá-lo e declarar como PJ no CNPJ da administradora? (M.F.)
Informe os valores mês a mês na ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de PF/Exterior, ainda que recebidos via administradora.
67 - Minha renda não exige que eu declare, mas recebi herança de R$ 27 mil. Tenho de declarar? (N.R.)
Apenas por esse motivo, não. Mas verifique se você não se enquadra em alguma outra hipótese de obrigatoriedade de entrega.
68 - Pago o INSS (facultativo, 11% do salário mínimo) para minha mulher, que é minha dependente. Onde declaro esses valores? (G.J.O.)
Somente podem ser deduzidas as contribuições previdenciárias pagas em nome do dependente que tenha rendimentos próprios tributados em conjunto com os do declarante. Se sua mulher não tem renda própria você não pode deduzir o valor pago ao INSS em nome dela.

Fonte: Folha de S. Paulo

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews