sexta-feira, 20 de abril de 2012

Melhores oportunidades estão nas pequenas empresas, diz economista

As grandes oportunidades de negócios estão nas pequenas empresas, na avaliação do professor da americana Cornell University, Stuart Hart, especialista em estratégia e gestão ambiental.
Hart participou hoje do Seminário Internacional de Pequenos Negócios, realizado pelo Sebrae com o apoio do Valor, em São Paulo.
Para ele, os modelos de negócios focados nos consumidores de alta renda já estão saturados e, daqui pra frente, a base da pirâmide social sustentará o crescimento corporativo. “Nesta camada estão os problemas que precisam ser resolvidos. Para tanto, são necessários novos produtos e modelos de negócios”, afirma.
Soluções para a baixa renda
Segundo o economista, os maiores desafios e oportunidades estão na sustentabilidade, já que, na visão de Hart, haverá uma inversão na forma de se fazer negócios no mundo.
Nos últimos anos, as tecnologias limpas eram desenvolvidas tendo como público-alvo a classe A. Os produtos em questão eram caros, já que desenvolver tecnologia tem um custo mais alto. A tendência daqui para frente é trazer essa tecnologia para os negócios voltados para as classes de renda mais baixa e, a partir daí, levar esses novos modelos para as faixas mais altas da pirâmide.
Hart explica que as pequenas empresas são menos focadas em tecnologia e mais voltadas à resolução de problemas. O desafio que se apresenta é unir a capacidade de inovação dos pequenos empreendedores às tecnologias limpas. “Isso gera modelos de negócios totalmente novos. Há grandes oportunidades no Brasil para se fazer isso”, ressalta.
Segundo Hart, antes de envolver o desenvolvimento de novas tecnologias, o primeiro passo é utilizar melhor as tecnologias já existentes, muitas vezes subaproveitadas.


Investimentos
Hart ainda destaca que vultosos investimentos já foram feitos em tecnologia limpa, mas os resultados ainda deixam a desejar. “Um investidor calcula que os aportes em tecnologia limpa já tenham ultrapassado a marca de US$ 1 trilhão”, afirmou durante sua apresentação no seminário.
“Estamos vendo muito dinheiro entrando, mas não temos retornos satisfatórios. As ideias inovadoras que partirão das pequenas empresas podem fazer a diferença.”
Sustentabilidade
A sustentabilidade representa oportunidade de negócios também na opinião do diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, que também participou do seminário nesta quinta.
Levantamento do Sebrae citado pelo economista mostra que quase metade dos pequenos empresários vêem a responsabilidade ambiental como uma chance de se diferenciar no mercado. Segundo Santos, apenas 16% a consideram um fator de aumento de custos.
Muitas atitudes cotidianas, explica o diretor do Sebrae, podem ser tomadas para tornar as empresas sustentáveis. Dentre elas, o diretor do Sebrae ressalta a otimização do uso dos recursos naturais, a redução do desperdício, a produção limpa e a reutilização e reciclagem de produtos.
“Há uma demanda crescente no mercado por responsabilidade ambiental. Os consumidores estão procurando isso. E a sustentabilidade promove um melhor posicionamento da marca”

Fonte: Folha de S. Paulo

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews